Inicio Busca Novos Assuntos
 
 

Lua, suas fases e sua força
(
As fases da lua serão atualizadas semanalmente)

Quero acreditar que ao abordar este assunto, esteja chamando a atenção de nossos leitores para a importância de se estar atentos a aproveitar ao máximo o beneficio e força que a Lua e suas fases nos trazem.

Vamos manter atualizadas as informações sobre a fase da lua do período, assim todos podem consultar, para empregar em eventos dentro do asé.

A lua e suas fases-1ªparte

A idéia inicial era apenas de disponibilizar a data e o período em que ocorrem as diferentes fases da lua.

Torna-se indispensável, lembrar a influencia das fases lunares na realização e efetivação dos diversos, eventos por nós realizados, de acordo com nossos objetivos.

Ao longo das próximas edições do nosso "news" estaremos apresentado, informações relevantes deste nosso satélite e sua influência.

Fase da lua para o período de 24 a 30 de abril de 2.005

A lua para o período é cheia.

Signo: touro

01. -Influência da lua - introdução

Estudar e tentar compreender o sol a lua e os diversos planetas, seus movimentos e posicionamentos foi um dos primeiros passos na tentativa do homem entender a si próprio e a seu meio ambiente, possivelmente como resultado dessas analises acaba o homem sentindo necessidade de mensurar o tempo, estabelecendo assim o primeiro calendário.

Da observação das coisas mais próximas como o desenvolvimento de animais e plantações, nas diferentes fases da lua percebia-se também alterações no comportamento e na personalidade dos homens, no volume de água dos rios, das cachoeiras, dos mares, dos cardumes, logo fica evidenciado as primeiras percepções da influência da lua e suas fases.

A lua e suas fases-2ªparte

Fase da lua para o período de 1º a 7 de maio de 2.005

A lua para o período é minguante .

Signo: touro

02. -dados físicos da lua

Distância entre a terra e a lua: 376.284 km;

A lua da volta em torno da terra: 27,32dias;

Rotação em torno do próprio eixo: 27,32dias, por este motivo a lua tem sempre a mesma face voltada para terra;

Diâmetro da lua: 3.475,6 km;

Temperatura da lua: de +101°c a -153°c.

Lua e terra são do inicio da formação do sistema solar.

A lua foi atraída pelo campo gravitacional da terra formando um sistema duplo, os planetas duplos giram um em torno do outro. A lua tem ¼ do tamanho da terra e a sua superfície equivale aproximadamente à da Ásia.

Eclipses:

Da lua: quando a terra fica na frente do sol, somente quando a lua está cheia aproximadamente 3 a 4 vezes ao ano, a maioria parcial;

Marés:

Há duas marés altas no dia.

Na lua nova e na cheia, as marés são mais altas quando o sol a terra e a lua se alinham;

Fases da lua:

Alua não irradia luz própria, apenas reflete a luz solar. As fases da lua dependem de sua posição entre a terra e o sol.

A lua e suas fases-3ªparte:

Fases da lua para o período de 8 a 15 de maio de 2.005

A lua para o período é nova.

Signo: touro

03. - tradição popular e mitologia

Os povos antigos verificaram que obter melhor proveito nas plantações, deveria ser considerado as fases da lua, assim sendo, sabiam que geralmente chove após lua nova ou cheia e que havia diferença de plantações, colheitas, podas, de determinados cereais, legumes, frutas etc., variavam muito de resultado em função da lua em que se empreendia na lavoura, como por exemplo:

Plantio pelas fases da lua:

1ºquarto de lua : plantas folhudas como repolho, escarola, espinafre, alface;

2ºquarto de lua : feijão, ervilha, pimenta, tomate;

3ºquarto de lua : plantas bienais e perenes, inhame, mandioca, cará, cebola;

4ºquarto de lua : não plante nada, retire ervas daninhas etc.

E da mesma forma temos até hoje muitas crendices e práticas que nos rodeiam como, cortar o cabelo, fazer dieta e se você olhar para seu dia-a-dia certamente me indicará mais alguma dezenas de indicações.

Lua, a deusa e as deusas, na mitologia

  Para a mitologia e para muitas religiões lua é sinônimo de feminino e sua força, sua capacidade, encontraremos citações no judaísmo, na mitologia romana, grega, egípcia, na bruxaria (wicca), no candomblé para não nos alongar.

Não poderia deixar de citar aqui a importância da lua para os poetas, lua musa inspiradora de grandes poemas, testemunha de todos os amores, poder-se-ia dizer deusa do amor?

No candomblé fazer oferendas, feitiços, encantamentos, ebós, sabões perfumes óleos, ungüentos, dar obrigação e tudo mais devemos considerar sempre a lua e suas fases.

Mojuba, asé mojuba!

Bibliografia: a influência da lua na nossa vida diária

De Sasha Fenton - Circulo do Livro - 1.987

Togunojibara - Colaborador Direto do News Okitalande

Fale com Togun: togun@okitalande.com.br

Voltar

 
Início      News     Forum      Cursos      Contato

Okitalande.com.br © 2005 •